O I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
INCLUSIVA FOI REALIZADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM 19.11.2013. O TEMA ESCOLHIDO
PARA ESTE I FÓRUM FOI: “DESAFIOS DO MAGISTÉRIO: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA
PERSPECTIVA DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.” A PROPOSTA DESTE EVENTO É
ABORDAR A VALORIZAÇÃO DAS DIVERSAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER E ASSIM ROMPER
BARREIRAS E ESTIGMAS QUE IMPOSSIBILITAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO.”
SEGUNDO DIRLENE SUZART – DIRETORA DE ENSINO E PLANEJAMENTO  DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ORGANIZADORA DO
FÓRUM.
O FÓRUM TEVE COMO OBJETIVOS:
v  DISCUTIR
TEMAS RELATIVOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA;
v  DEBATER
AS NOSSAS REALIDADES A CERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR;
v  PROPOR
UMA REFLEXÃO A RESPEITO DE INICIATIVAS QUE VISEM INCLUIR O ALUNO COM NECESSIDES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS, DISCUTINDO ASPECTOS LEGAIS, ESTRATÉGIAS E AVANÇOS;
v  CRIAR
O FÓRUM MUNICIPAL PERMANENTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA;
A PROGRAMAÇÃO SE DEU COM A PARTICIPAÇÃO DE 70 PROFESSORES
DAS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE POSSUEM EM SUAS TURMAS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS
ESPECIAIS, TODOS OS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO QUE
ATENDEM NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, GESTORES ESCOLARES E
REPRESENTANTES DO CMDCA (CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO
ADOLESCENTE), SINDICATO APLB, CME (CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO), SECRETARIA
DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES E TÉCNICOS
DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
SEGUNDO A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EDMIA LIMA DA
CONCEIÇÃO MENDES, AS MESAS REDONDAS FORAM MINISTRADAS POR DUAS PALESTRANTES
RENOMADAS E MESTRAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, QUE TROUXERAM ABORDAGENS
SIGNIFICATIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS
DOCENTES EM TURMAS COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.
A CULMINÂNCIA DO FÓRUM GEROU UMA CARTA DE PRINCÍPIOS PARA O
FUTURO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE CONDE  E QUE SERÁ ENCAMINHADA PARA O MEC (MINISTÉRIO
DE EDUCAÇÃO)  ATRAVÉS DA SECADI
(SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO).







Nenhum comentário:
Postar um comentário